Resumo do filme Cruzada

Fonte da imagem: Filmes Band


O filme Cruzada é uma obra cinematográfica épica que retrata o contexto histórico e político-econômico do movimento das Cruzadas. O movimento cruzadista ocorreu durante a Idade Média, nos séculos XI e XII, e foi caracterizado por várias guerras entre os cristãos europeus e os turcos muçulmanos do oriente, essas guerras foram chamadas de “Guerras Santas” porque tinham principalmente um caráter religioso. Eram organizadas a mando dos Papas com a finalidade, sobretudo, de reconquistar Jerusalém do poder dos muçulmanos islâmicos, pois para os cristãos a cidade de Jerusalém era considerada uma terra santa por ter sido onde Jesus passou seus principais acontecimentos e onde se encontrava o calvário onde foi crucificado, a via sacra onde percorreu com a cruz, o seu sepulcro e outros locais de valor inestimável para o cristianismo. E os muçulmanos estavam dilapidando estes espaços sagrados. Além disso, a Igreja Católica estava apreensiva, por um lado, com a expansão do islamismo por todo o mundo e, por outro, com a sua retração e perda de fiéis. Com isso, temendo perder ainda mais o seu poder para outra religião decide organizar as cruzadas que foram movimentos expedicionários militares sob o apoio e incentivo da Igreja.
O filme Cruzada detém-se sobre os fatos históricos que marcaram a Segunda Cruzada, pois após conquistarem a cidade de Jerusalém na Primeira Cruzada os cristãos a perdem para o turco e sultão do Egito e da Síria Saladino.
O protagonista da obra Bailan (Orlando Bloom) era um ferreiro francês que após uma visita do seu pai, que até então não o conhecia, decide ir com ele para Jerusalém a fim de defender a Terra Santa da invasão de inimigos infiéis. Ele também acreditava, conforme a tradição religiosa da época, que participando das cruzadas teria os seus pecados perdoados por Deus e herdaria o reino dos céus após a morte e também que salvaria a alma da esposa que havia se suicidado.
Passa a treinar com o pai e aprende as práticas de guerra e com o tempo torna-se um excelente cavalheiro. Seu pai, Godfrey, um cavalheiro líder da província de Ibelin, que pertencia as terras de Jerusalém, e também um dos barões do rei de Jerusalém Balduíno, morre após ser atingido por uma flecha em uma batalha a caminho da Terra Santa e deixa toda a sua herança, terras e riquezas, para o seu filho Bailan que é recebido com honrarias no reino de Balduíno IV, amigo de seu pai, após descobrirem que se tratava do filho do famoso e respeitado barão Godfrey. Bailan acaba assim herdando o título de nobreza do seu pai.  Seu pai acabou morrendo das consequências da flechada numa batalha entre soldados que estavam atrás de Bailan após ele assassinar um padre na França. 
Balduíno IV, o rei de Jerusalém, sofria de uma doença terrível que deixou a sua face deformada e por isso usava uma máscara de ferro para esconder as cicatrizes, sabe-se historicamente que sofria de hanseníase.  Ele desejava que Bailan casasse com a sua irmã Sibylla (Eva Green), porém, apesar de apaixonar-se por ela, ele recusa o pedido por questões de princípios. Quando Balduíno morre sua irmã Sibylla se torna rainha e coroa seu marido Gui de Luzian como o novo rei de Jerusalém, o qual não tinha boas relações com o rei Balduíno.
Gui de Luzian, como o novo rei, organiza o seu exército para atacar o sultão Saladino, porém ele e seu exército são massacrados pelos soldados de Saladino que agora decide invadir e tomar Jerusalém, esse movimento ocorreu durante a Segunda Cruzada. Bailan se torna o novo líder de Jerusalém e forma um novo exército com o povo que residia na cidade. Saladino e seus cavaleiros cercam Jerusalém e dia após dia atacam a cidade com bolas de fogo, flechas e torres de madeira da altura dos seus muros até que conseguem derrubar uma parte do muro e entrar em batalha com os cristãos, porém Bailan se rende e estabelece um acordo com Saladino que fica com a posse da cidade em troca de deixar o povo cristão ir embora sem ser morto. O filme encerra-se com cenas do povo deixando a cidade, entre mulheres, crianças, idosos e Bailan e Sibylla juntos.

Autor: Marcondes Torres

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Nenhum comentário :

O que achou do blog? (Sugestões, Críticas, Opiniões e Elogios)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Minha Estante

Meu Livro!

Scroll to top